Na noite desta quarta-feira, 21 de maio de 2025, Richarlison celebrou um dos momentos mais importantes de sua carreira: a conquista do seu primeiro título no futebol europeu. O atacante brasileiro foi campeão da Liga Europa com o Tottenham Hotspur, após vitória por 1 a 0 sobre o Manchester United, em final disputada no Estádio San Mamés, em Bilbao, na Espanha.
Titular na decisão, Richarlison fez questão de valorizar o esforço e o trabalho diário que o levaram a esse momento especial. Em entrevista à Cazé TV, ele desabafou:
“Acho que muitos se perguntaram porque eu iniciei o jogo, e não o Son. Mas isso vem do trabalho no dia a dia. Aproveitei a oportunidade que o treinador me deu na semifinal, hoje na final voltei a ser titular e contribuir para a vitória. Parabéns para a equipe. Foi um ano conturbado, mas no final deu tudo certo.”
Antes desse título, Richarlison já havia comemorado importantes conquistas com a camisa da seleção brasileira, como a Copa América de 2019 e a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020. Além disso, no início de sua trajetória profissional, venceu a Primeira Liga com o Fluminense em 2016.
Desde que chegou ao futebol europeu em 2017, o atacante vestiu as camisas de Watford e Everton, mas foi apenas em sua passagem pelo Tottenham, iniciada em 2022, que finalmente conseguiu levantar uma taça.
O título da Liga Europa não representou apenas um marco pessoal para Richarlison, mas também um feito histórico para o Tottenham. O clube londrino quebrou um jejum de quase duas décadas sem conquistar troféus e, com essa vitória, alcançou sua terceira conquista na competição, igualando-se ao Liverpool como os maiores vencedores ingleses do torneio.
Além da taça, o Tottenham garantiu vaga direta na fase de grupos da Liga dos Campeões da UEFA 2025/26 e disputará a Supercopa da UEFA contra o campeão da Liga dos Campeões desta temporada.
Com informações do ge.globo.com.