O Flamengo enfrenta o Botafogo-PB nesta quarta-feira (21), às 21h30, no Maracanã, pelo jogo de volta da terceira fase da Copa do Brasil. Com a vantagem de 1 a 0 conquistada na partida de ida, o Rubro-Negro planeja poupar alguns titulares devido ao desgaste físico acumulado por uma sequência intensa de jogos.
Após o empate sem gols no clássico contra o Botafogo, menos de 72 horas após a vitória sobre a LDU pela Libertadores, o técnico Filipe Luís deve escalar uma equipe alternativa. Jogadores como Bruno Henrique, Alex Sandro, Léo Ortiz, Léo Pereira, De la Cruz e Luiz Araújo estão sendo monitorados devido ao alto desgaste físico. De la Cruz, com lesão no joelho esquerdo, já é desfalque confirmado.
Além de De la Cruz, Allan, Pulgar e Plata também estão fora da partida. Allan e Pulgar devem retornar na última rodada da fase de grupos da Libertadores, enquanto Plata está sendo preparado para a Copa do Mundo de Clubes.
Diante dessas ausências, jogadores como Danilo e Ayrton Lucas têm chances de começar como titulares. Gerson, que ficou fora do clássico, retorna e deve atuar ao lado de Evertton Araújo, único volante disponível. No ataque, Juninho, Pedro e Michael são opções consideradas. Jovens como Joshua e Lorran podem aparecer no banco de reservas.
O Flamengo adota uma estratégia de rodízio no elenco desde o início da Copa do Brasil, planejando cada jogo conforme o momento e a condição física dos atletas.