Com boa atuação no primeiro tempo e uma visível queda de rendimento no segundo, o Vasco só empatou com o Lanús na noite desta terça-feira, em São Januário, e terá que buscar pontos nos dois jogos que terá fora de casa se quiser terminar em primeiro no seu grupo e escapar do playoff com algum time da Libertadores. O resultado mais uma vez jogou luz sobre os buracos no elenco da equipe, que vem de uma sequência desgastante de partidas e teve desfalques importantes.

Sem a vitória em casa, o Vasco segue atrás dos argentinos na classificação do Grupo G: os dois clubes têm cinco pontos, mas o Lanús leva vantagem no saldo de gols. Além de ter que vencer o único jogo que resta em São Januário, contra o Melgar, o time de Fábio Carille dificilmente avançará em primeiro se não arrancar pontos diante do Puerto Cabello na Venezuela e do próprio Lanús em Buenos Aires.
Na Sul-Americana, a diferença entre classificar em primeiro ou segundo no grupo é muito grande: o segundo colocado ainda enfrenta um time eliminado na Libertadores no playoff antes de chegar nas oitavas de final. Uma vitória siimples nesta terça deixaria o Vasco em situação tranquila e ao menos por agora dispensaria todas essas contas. Como disse Carille na coletiva, o time está indiscutivelmente vivo na competição, mas de calculadora nas mãos.